Azia

Azia

Azia

A azia é uma sensação de queimação ou desconforto que ocorre quando o ácido do estômago retorna para o esôfago. Este refluxo ácido pode irritar o revestimento do esôfago, causando a sensação de azia. A condição é comumente conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou refluxo ácido.

Causas da Azia:

  1. Relaxamento de uma válvula que existe no final do esôfago chamada: Esfíncter Esofágico Inferior. Essa válvula é um anel muscular e quando essa válvula não se fecha corretamente, o ácido estomacal pode fluir de volta para o esôfago.
  2. Hérnia de Hiato: é uma condição em que a parte superior do estômago se projeta através do diafragma para o tórax, facilitando o refluxo ácido.
  3. Obesidade: o excesso de peso pode aumentar a pressão no abdômen, contribuindo para o refluxo ácido.
  4. Estômago Muito Cheio: A ingestão de grandes refeições ou deitar-se logo após comer pode aumentar o risco de azia.
  5. Gravidez: As alterações hormonais e o aumento da pressão no abdômen durante a gravidez podem levar à azia.

Sintomas Comuns:

Sensação de Queimação: geralmente no peito, podendo ser diária ou eventual, piorando com vários tipos de alimentos e que geralmente alivia com o uso de antiácidos (medicamentos líquidos ou pastilhas de cor esbranquiçada).

Regurgitação: pode ocorrer a sensação de ácido subindo na garganta.

Dor no Peito: pode ser confundida com dor decorrente de problema no coração, embora a azia seja geralmente mais superficial e relacionada a alimentos. Muitos pacientes chegam a ir ao Pronto-socorro para afastar problema nas artérias coronárias.

Tosse Crônica: o refluxo ácido pode irritar as vias respiratórias, levando à tosse persistente.

Tratamento e Prevenção:

Modificações na Dieta: evitar alimentos que desencadeiem a azia, como alimentos picantes, gordurosos, chocolate, café, menta e alimentos ácidos.

Refeições Menores e Mais Frequentes: em vez de grandes refeições, comer porções menores ao longo do dia pode ajudar a evitar a pressão no estômago.

Evitar deitar-se após as Refeições: permanecer em pé ou sentado por algumas horas após comer pode reduzir o risco de refluxo ácido.

Elevação da Cabeceira da Cama: elevar a cabeceira da cama pode ajudar a prevenir o refluxo durante a noite.

Medicamentos anti-acidez: antiácidos ou medicamentos que reduzem a produção de ácido podem proporcionar alívio.

Medicamentos Prescritos: em casos indicados, podem ser prescritos medicamentos mais potentes, como inibidores da bomba de prótons (Omeprazol ou outros) e os novos bloqueadores ácidos competitivos de potássio, PCABs  (Vonaprazana).

É sempre importante procurar a orientação de um gastroenterologista para avaliação e tratamento adequados. A endoscopia digestiva é o exame indicada para a avaliação da azia, ter certeza do diagnóstico, dimensionar o problema para indicar o melhor tratamento.

whatsapp button