CÂNCER DE INTESTINO

CÂNCER DE INTESTINO

CÂNCER DE INTESTINO

O Câncer do intestino grosso, apesar de ser uma doença passível de prevenção por meio de diagnóstico precoce, ainda ocupa posição de destaque entre os tumores malignos mais frequentes entre homens e mulheres. 

Para 2020 foi estimado para todo o mundo o aparecimento de 1.148.515 novos casos com 576.858 mortes colocando este câncer como o terceiro câncer mais comum em homens e o segundo entre as mulheres. 

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), para o Brasil, a estimativa para o triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 41 mil novos casos de no país, 20.520 casos em homens e 20.470 em mulheres. 

A idade é o fator de risco de maior importância, sendo que 90% dos casos são diagnosticados após os 50 anos, e o risco tende a aumentar com a idade. A raça e os fatores étnicos podem influenciar o risco de câncer colorretal.  

Há uma importante variação geográfica na incidência de câncer colorretal, ocasionando índices relativamente altos na América do Norte, no Oeste Europeu e na Austrália, em comparação a baixas incidências na África e na Ásia. 

Diferenças dietéticas, tais como ingestão de fibras e de gorduras, podem estar relacionadas a diferentes incidências. 

Outros fatores são determinantes para o aparecimento do CCR entre eles a obesidade o sedentarismo e o tabagismo. 

O tumor normalmente começa como um pólipo benigno que pode se tornar câncer. Dentre os tipos mais propensos a se transformarem em câncer, estão os chamados pólipos adenomatosos ou adenomas.  

Estima-se que entre 20 e 50% dos pacientes com esse tipo de câncer devam ir ao óbito cinco anos após o diagnóstico, geralmente como resultado da doença metastática avançada. 

E no momento do diagnóstico cerca de 20% dos pacientes já apresentam metástase para o fígado, que é o local predominante de metástase (disseminação) dessa doença.

É muito importante que todas as pessoas com mais de 45 anos realizem o exame da colonoscopia como forma de prevenção. O exame permite procurar os chamados pólipos que são lesões que antecedem ao aparecimento do câncer. Durante o procedimento se pode retirar essas lesões evitando assim a progressão para essa terrível doença.

whatsapp button