HELICOBACTER PYLORI

HELICOBACTER PYLORI

HELICOBACTER PYLORI

O Helicobacter pylori é uma bactéria que vive no estômago humano sendo considerada  uma das infecções bacterianas mais comuns em humanos. Estima-se que cerca de metade da população mundial esteja infectada. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, geralmente durante a infância. O H. pylori pode sobreviver no ambiente ácido do estômago, onde produz tipos especiais de substâncias chamadas de enzimas, estas conseguem neutralizar os ácidos do estômago, permitindo que a bactéria se estabeleça e consiga sobreviver dentro de nós.

Embora muitas pessoas infectadas pelo H. pylori não desenvolvam sintomas, a presença dessa bactéria está associada a várias doenças, incluindo gastrites, úlceras e câncer do estômago. A infecção por H. pylori desencadeia uma resposta inflamatória no estômago, o que pode levar a feridas no revestimento do órgão.

Os sintomas da infecção por H. pylori podem incluir dor abdominal, sensação de empachamento após as refeições, náuseas e vômitos. O diagnóstico geralmente envolve testes de respiração, testes de sangue, endoscopia e biópsias do estômago.

O tratamento padrão para a infecção por H. pylori envolve uma combinação de antibióticos e medicamentos redutores de ácido, como inibidores da bomba de prótons. O tratamento é eficaz na maioria dos casos e visa eliminar a bactéria, aliviar os sintomas e prevenir complicações futuras, como úlceras e câncer gástrico. 

Um estudo americano mostrou que a eliminação do H. pylori reduz a incidência futura do câncer de estômago.  As taxas de erradicação com o esquema de antibióticos proposto tem níveis altos de sucesso, contudo em alguns casos poderá ser necessário um segundo tratamento, conhecidos como retratamento.

Consulte o seu gastroenterologista para saber se há necessidade de realização de exames para identificar o Helicobacter pylori.

whatsapp button