Vitamina D

Vitamina D

Vitamina D

A vitamina D (também conhecida como “calciferol”) é uma vitamina que está presente em alguns alimentos, adicionada a outros, e disponível como um suplemento dietético. Também é produzido pelo corpo quando os raios solares atingem a pele e desencadeiam a síntese de vitamina D.

A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino e mantém os níveis adequadas de cálcio e fosfato no sangue permitindo a mineralização dos ossos e o seu crescimento. A deficiência da vitamina D pode tornar os ossos finos e quebradiços. Juntamente com o cálcio, a vitamina D ajuda a proteger os idosos da osteoporose.

A concentração no sangue de 25(OH)D é atualmente o principal indicador do nível de vitamina D. Reflete a vitamina D produzida pelo próprio corpo e aquela obtida a partir de alimentos e suplementos dietéticos.

O comitê americano de nutrição estabeleceu RDAs (Recommended Dietary Allowance ou Quantidade do Nutriente Suficiente) desta vitamina para indicar ingestões diárias suficientes para manter a saúde óssea e o metabolismo normal do cálcio em pessoas saudáveis. RDAs para vitamina D estão listados em microgramas (mcg) e unidades internacionais (UI).

19 a 70 anos: 15 microgramas ou 600 UI

> 70 anos: 20 microgramas ou 800 UI    

Endocrine Society afirma, por exemplo, que para manter os níveis séricos de 25(OH)D acima de 75 nmol/L (30 ng/mL), adultos podem precisar de pelo menos 37,5 a 50 mcg (1.500–2.000 UI)/dia de suplementação de vitamina D.

Poucos alimentos contêm naturalmente vitamina D. A carne de peixes gordurosos (como truta, salmão, atum e cavala) e óleos de fígado de bacalhau estão entre as melhores fontes. Fígado bovino, gema de ovo e queijo têm pequenas quantidades de vitamina D, principalmente na forma de vitamina D3 e seu metabólito 25(OH)D3.

Alguns órgãos especializados e pesquisadores de vitamina D sugerem, por exemplo, que aproximadamente 5 a 30 minutos de exposição solar, particularmente entre 10h e 4h, diariamente ou pelo menos duas vezes por semana no rosto, braços, mãos e pernas sem protetor solar, geralmente leva a uma síntese suficiente de vitamina D [13,15,28].

A radiação ultravioleta é cancerígena, e a exposição aos raios UV é a causa mais evitável de câncer de pele. Protetores solares com proteção de 8 ou mais parecem bloquear os raios UV produtores de vitamina D. No entanto, as pessoas geralmente não aplicam quantidades suficientes de protetor solar, cobrem toda a pele exposta ao sol ou reaplicam o protetor solar. Sua pele provavelmente sintetiza alguma vitamina D, mesmo assim.

Referência: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/

whatsapp button