MICROBIOTA

MICROBIOTA

O eixo cérebro-intestino

MICROBIOTA

Pesquisadores creem que no nosso organismo habitam 38 trilhões de bactérias, milhares de espécies diferentes. E elas no total, chegam a pesar 200 gramas (um hamburguer grande). A esse conjunto de bactérias nos intestinos dá-se o nome de microbiota intestinal.

Com o envelhecimento, há uma mudança na quantidade e no tipo de bactérias que vivem em nosso corpo. Os cientistas acreditam que essa mudança possa causar doenças.

Existem bactérias diferentes para diferentes partes do nosso tubo digestivo. As bactérias do estômago são diferentes das bactérias dos intestinos. O intestino é o local onde existem mais bactérias.

Cada vez mais vocês ouvirão falar do Eixo Cérebro-Intestino. O intestino é considerado o segundo cérebro. Essas áreas trabalham em uma cooperação complexa, com muitas pesquisas sendo desenvolvidas para um melhor entendimento desta interação.

A Disbiose intestinal, é um termo usado para descrever um desequilíbrio na composição e função das bactérias que vivem no nosso tubo digestivo. Muitas doenças parecem estar relacionadas a ela, tais como doenças digestivas como também de outros órgãos.

whatsapp button