Exercício físico com intensidade previne fígado gordo

Exercício físico com intensidade previne fígado gordo

1ª página do artigo

Exercício físico com intensidade previne fígado gordo


Um estudo publicado em outubro/2023 na revisa JAMA (Journal of American Medical Association), abordou a relação entre padrões de atividade física ao longo de 25 anos e a incidência de fígado gorduroso crônico, principalmente não relacionado ao consumo de álcool. Foram analisados dados de 2.833 indivíduos ao longo desse período, categorizados em atividade física moderada ou intensa. A tomografia computadorizada mediu a gordura hepática aos 25 anos, e foram identificadas diversas trajetórias de atividade física moderada e intensa. Os participantes com padrões decrescentes de atividade física intensa ao longo dos anos apresentaram risco significativamente menor de desenvolver fígado gordo na meia-idade. A redução de 41% no risco para aqueles com alta diminuição da atividade física intensa é destacada. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nas trajetórias de atividade física moderada.

Os resultados sugerem que altos níveis de atividade física intensa na idade adulta inicial estão associados a uma menor incidência de fígado gordo na idade adulta tardia, indicando uma possível relação dose dependente entre a intensidade do exercício e o risco de fígado gordo.

O estudo destaca a necessidade de pesquisas adicionais para avaliar os efeitos de diferentes tipos de atividade física ao longo da vida no risco de desenvolvimento de fígado gordo.

Para quem quiser o artigo na íntegra, siga o link:

Young Adult Physical Activity Trajectories and Midlife Nonalcoholic Fatty Liver Disease | Nutrition, Obesity, Exercise | JAMA Network Open | JAMA Network

whatsapp button