Fatores de risco para doença do coração

Fatores de risco para doença do coração

A obesidade e o tabagismo são fatores de risco

Fatores de risco para doença do coração

Um trabalho publicado na conceituada revista americana The New England Journal of Medicine, em outubro, apresentou que: o índice de massa corporal (IMC), a pressão arterial, o LDL colesterol, o tabagismo e o diabetes, se mostraram relevantes para estimar do risco de doença de coração em 10 anos, apesar desses fatores receberem pesos diferentes.

No entanto, há uma lacuna na compreensão das associações específicas no tocante a regiões e sexo desses fatores de risco cardiovascular com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o que, em última análise, pode ajudar a reduzir a carga de doença de coração.

No geral, o estudo encontrou que 57% e 52% dos casos de doença do coração entre mulheres e homens, respectivamente, e 22% e 19% das mortes por qualquer causa entre mulheres e homens, respectivamente, podem ser atribuíveis a cinco fatores de risco modificáveis.

Este estudo foi limitado pela confusão residual e pela categorização das regiões geográficas ser definida pela Organização Mundial da Saúde, enquanto diferentes esquemas de categorização podem produzir resultados diferentes.

No entanto, os achados deste estudo são significativos, pois demonstram que esses cinco fatores de risco modificáveis estão fortemente associados à incidência de doença cardiovascular e morte por qualquer causa.

Índice de massa corporal (peso dividido pela altura2)
Pressão arterial sistólica
LDL Colesterol
Tabagismo
Diabetes

O artigo pode ser acessado no site da Revista americana.

Link: Global Effect of Modifiable Risk Factors on Cardiovascular Disease and Mortality | NEJM

whatsapp button