A doença hepática gordurosa não alcoólica é um problema no fígado que afeta pessoas que bebem pouco ou nenhum álcool. Nesta doença, muita gordura se acumula no fígado e é vista com mais frequência em pessoas com sobrepeso ou obesas.
Esse problema está se tornando mais comum em todo o mundo e é a forma mais comum de doença crônica do fígado, afetando cerca de 25% da população mundial. Nos Estados Unidos, cerca de 100 milhões de pessoas têm fígado gorduroso, também conhecida com o nome de esteatose hepática.
Algumas pessoas podem ter uma forma mais agressiva chamada de esteatohepatite que faz com que o fígado inche e fique danificado devido aos depósitos de gordura no fígado. Alguns casos podem piorar podendo levar a cicatrizes passando a se chamar cirrose e vir a evoluir até o câncer de fígado.
A doença gordurosa do fígado em geral não apresenta sintomas, eventualmente uma sensação de peso na parte superior e à direita do abdome, local onde fica o fígado. Em casos de cirrose, outro quadro clínico existirá, com novos sinais e sintomas.
Afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos, hipertensas, com cintura grande com sobrepeso/obesidade, pode haver resistência a insulina, diabetes tipo 2, alterações nas gorduras do sangue e a questão genética também pode estar relacionada.
Para prevenir e minimizar a doença gordurosa do fígado devemos ter uma alimentação saudável, limitar o álcool e o açúcar, manter o peso saudável e se exercitar com regularidade. Muito importante conversar com o seu médico sobre o assunto.